Quem Somos

Âmbito

Objetivos Missão

O ILuTD irá desenvolver a sua ação no âmbito do sistema desportivo português (Federações, Associações Regionais, organizações de classe) num primeiro momento e, posteriormente, procurar conquistar espaço de intervenção nos países e comunidades de língua oficial portuguesa. Para uma melhor implementação irá privilegiar o estabelecimento de parcerias com as organizações representativas dos vários agentes desportivos (treinadores, árbitros, dirigentes). Uma vez que se trata de um universo extremamente vasto a prioridade será concedida à área da formação contínua de treinadores.

Na sequência e em conformidade com a importante posição de destaque já alcançada pela Faculdade de Educação Física e Desporto, claramente a maior instituição superior de ensino privado de Educação Física e Desporto, o Instituto pretende também ocupar uma posição cimeira no domínio da oferta de formação contínua para os treinadores de desporto. Para isso irá produzir um vasto conjunto de produtos de formação (cursos temáticos, seminários, conferências, clinics, workshops), adequados às necessidades dos treinadores e estruturados tal como prevê a regulamentação da formação contínua de treinadores. Mantendo o respeito por esta regulamentação os produtos que iremos oferecer terão também caráter inovador e procurarão adequar-se às necessidades individuais dos treinadores e das suas diferentes modalidades desportivas. Deste modo, esperamos ser reconhecidos pela qualidade da oferta e fidelizar um significativo número de formandos (individuais e institucionais).

José Curado

Diretor Currículo de José Curado, Diretor do Instituto

  • Nascido a 19.3.1946, casado, três filhos
  • Docente no Ensino Superior – licenciado em Educação Física e Desporto, Mestre em Treino Desportivo de Alto Rendimento, Professor Especialista no Ensino Superior
  • Treinador de Basquetebol durante trinta e um anos: treinou todos os escalões etários e de ambos os sexos; foi tricampeão nacional de séniores masculinos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, tendo treinado também o Sport Algés e Dafundo (clube de origem), o Centro Recreativo Estrelas da Avenida, o Futebol Clube Barreirense e o Vitória Sport Clube (Setúbal). No Basquetebol de Alto Rendimento teve uma percentagem de vitórias de 70,3 Foi selecionador nacional de cadetes masculinos (1974-75) e de séniores masculinos (1984-86)
  • Trabalha em formação de treinadores desde 1973
  • Ligado ao movimento associativo dos treinadores desde 1974 – Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (1974-1999) e Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores (desde 1992 a 2014) da qual foi Presidente da Direção
  • Presidente da Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal
  • Vice-Chairman do European Coaching Council
  • Vice-Presidente para a Europa do International Council for Coaching Excellence

jcurado.ilutd@ulusofona.pt